Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Índia: banco de jardim recolhe água da chuva para regar espaços verdes

Mäyjo, 30.10.13

banco de água_13

Um projecto desenvolvido pela MARS Architects em parceria com o BMW Guggenheim Lab, na Índia, está a ajudar a cidade de Bombaim a reduzir a quantidade de água necessária para a rede pública. O projecto chama-se Waterbench – “banco de água”, em português – e recolhe a água da chuva para irrigar os espaços municipais.

Neste caso, o banco está a ser utilizado para reduzir a quantidade de água da rede pública que é usada na irrigação das praças e outras áreas verdes da cidade.

Feito de polietileno parcialmente reciclado, este mobiliário urbano tem um reservatório interno que se enche totalmente durante a estação chuvosa. O reservatório tem três capacidades de armazenamento: 500 litros, mil litros e 1.800 litros.

Os primeiros bancos já estão espalhados por Bombaim, ainda que numa fase de testes que durará um ano. O objectivo final é instalar estas unidades em todos os parques da cidade, tornando-os independentes em termos de água da rede pública.

O waterbench já foi apresentado na Semana de Design de Pequim, na China, e mais recentemente em Nova Iorque. A cidade norte-americana terá também o seu primeiro banco de água no dia 1 de Dezembro.

in: Green Savers